Com dois meses de vida, novo Ka tem recall por falhas de chave e ignição
Segundo a empresa, são 219 unidades envolvidas no chamado.
Curiosamente, a falha apresentada pelo novo Ka é análoga àquela que tem comprometido modelos da rival Chevrolet vendidos no Brasil e nos Estados Unidos: cilindros de chave defeituosos. No caso da marca da GM, o defeito ocorre com o cilindro de ignição, que não sustenta a chave corretamente possibilitando que esta vire por conta de algum movimento brusco (um toque involuntário do motorista ou passagem por sobre algum obstáculo de pista), desligando motor, coluna de direção e airbags e reduzindo drasticamente a eficiência dos freios. A falha já atingiu Camaro e Omega importados ao Brasil, bem como quase 3 milhões de carros novos e antigos nos Estados Unidos -- o caso mais complicado é o do sedã Cobalt americano, cuja falha está ligada a pelo menos 21 mortes confirmadas e indenizações milionárias.
Voltando ao Ka brasileiro, a Ford informa um defeito similar: o cilindro de ignição pode apresentar torque abaixo da especificação. Sob determinadas condições de rodagem, a chave poderá girar da posição "2" (ligado) para a posição "1" (contato e equipamentos eletrônicos), o que causaria desligamento involuntário do motor, impedindo o correto funcionamento do sistema de freios, da direção elétrica e dos airbags. Além disso, seria necessário trocar o cilindro da porta (fechadura), bem como as chaves principal e reserva.
Como se vê, a Ford resolveu optar pelo "pacote completo" para tentar resolver um defeito que pode ter desdobramentos sérios.
Para verificar se o veículo está envolvido na campanha e mais informações, a Ford disponibiliza o telefone 0800 703 3673 ou o site www.ford.com.br.
OBS:o ka sedan não está envolvido no recall.
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